A morte do Instagram

A morte do Instagram

Neste momento não tenho palavras para descrever o que estou sentindo.
Sério mesmo!!!

Há algumas horas atrás estava eu trocando umas ideias em um Hangout como alguns dos milhares de seguidores que tenho. E de repente me deparo com uma pergunta!

Gean porque você excluiu sua conta do Instagram?

Neste momento me subiu um frio pela minha espinha!
E respondi imediatamente. Não! Não excluir minha conta do Instagram.

Você deve ter digitado errado.
Acesse ai: instagram.com/geanramos

De imediato recebo inúmeros comentários.
De pessoas no Hangout me avisando que realmente minha conta no Instagram estava fora do ar.

De imediato terminei Hangout e até este momento estou entrando em contato como o Facebook, e Instagram para tentar reaver minha conta.

Infelizmente até o momento sem nenhum retorno. E aproveito para pedir desculpas por ter terminado nosso Hangout antes do esperado.
Isso se você estava participando.

Aproveito para informar que independente do que aconteça estarei utilizando minha conta antiga do flickr.com/photos/geanramos para publicar minhas fotos.
>> Confira minhas principais redes sociais em https://gean.ml/rs

Empreendedor digital: Definimos metas para 2017

empreendedor-digital-definimos-metas-para-2017

Quando se trata de resoluções de Ano Novo, sempre definimos metas de melhoria para o ano seguinte, não é mesmo? E se você, assim como a Eu prometeu que iria colaborar com o empreendedorismo digital, vamos ajudá-lo a alcançar essa meta! Confira abaixo um checklist que fizemos para que você possa fazer de 2017 o seu ano no marketing de afiliados. 

Planeje-se antes de começar

Pense em uma casa. É mais fácil construir com a estrutura correta do que depois ter que reformar, não é? Para a criação de um blog, de um conteúdo ou até de um canal no Youtube, não é diferente – tenha calma e planeje o que você quer entregar passo-a-passo e quais são suas necessidades, assim você saberá quais esforços precisa aplicar. Nesse momento você pode procurar inspiração externa e ver o que já funciona para entender o que quer fazer. Depois de criado, é legal fazer planejamentos a curto, médio e longo prazo. Aproveite que o ano está começando para fazer uma análise de datas sazonais e melhores oportunidades para vendas durante os períodos que determinar.

Encontre seu canal

Na internet, temos muitas plataformas que podem ser usadas para o marketing de afiliados: Facebook, Twitter, Youtube, WordPress, Pinterest, Tumblr, etc. Cada uma delas possui uma finalidade, bem como forças e fraquezas. Por exemplo: o Twitter é ótimo para interagir com muitos seguidores ao mesmo tempo, e chamar atenção , mas não é a melhor plataforma para conteúdos longos, deve trazer frases curtas, de impacto, atuais, que vão levar para mais informações no site institucional ou blog.

Acesse as plataformas e veja qual é a ideal de acordo com seu planejamento. Além disso, depois de escolher a melhor para você, explore a plataforma para absorver tudo o que o canal pode oferecer. Algumas vezes, a melhor estratégia pode ser trabalhar com mais de um canal ao mesmo tempo, mas é interessante ter um canal principal e usar outros como reforço se for o caso.
Defina quem é seu público e o analise.

Parece óbvio, mas é sempre importante lembrar que precisamos saber muito bem quem desejamos atingir com nosso conteúdo. O público pode ser delimitado como for mais conveniente com a proposta do seu canal: por gênero, idade ou até por áreas de interesse. Contudo, não importa qual é a segmentação do seu público, sempre pense na usabilidade. Teste sua plataforma, use-a, aprenda com a experiência do usuário. Seja seu cliente para saber como entregar melhor e perceber erros com antecedência.

Invista no seu próprio trabalho

Se você estivesse em um trabalho com um chefe, vocês definiriam juntos objetivos a serem cumpridos e uma rotina a ser seguida, não é mesmo? Quando você é seu próprio chefe, isso não deve ser diferente. Por isso, defina consigo qual será sua rotina de trabalho e como ela deve funcionar – aproveite essa oportunidade para trabalhar como sempre quis e dentro de regras que são melhores para você.
Mas não se esqueça de definir metas: detalhadas, mensuráveis, com data para acontecer (atingíveis – mas audaciosas) e relevantes para o negócio.

Outro detalhe a não ser descartado é o possível investimento financeiro. Ao estudar marketing digitalvai entender que muitas ideias exigem recursos de impulsionamento para atingir cada vez mais pessoas. O seu público vai muito além do seu círculo social, porém quanto mais você estudar, mais poderá otimizar esse investimento e fazer mais com menos.

Lembre-se, seus objetivos devem estar de acordo com seus esforços. O quanto você deseja ganhar deve ser a diretriz para o quanto você tem que se dedicar.

Experimente

Como o marketing de afiliados e a criação de conteúdos digitais não são uma ciência exata permita-se testar novos anunciantes em seu canal, experimentar novos formatos e explorar novos conteúdos. Só assim você poderá ter mais segurança que está no caminho certo e garantir o melhor desempenho possível dentro da sua proposta.

Não é preciso ter medo de arriscar. Caso uma tentativa não funcione como você queria, opte por outro caminho. O incrível de ser seu próprio chefe é que você pode experimentar todas as ações que achar pertinente. Use a criatividade. Já experimentou fazer o que ninguém mais está fazendo?

Analise seus resultados e busque feedbacks

Se você já se planejou, já tem seu canal, seu público, sua rotina de trabalho e já experimentou caminhos novos, é hora de ver se tudo o que vem sendo feito está dando certo. Assim, sempre use a análise de dados para avaliar sua performance e saber se você está no caminho desejado ou se é preciso mudar. A análise de dados é muito importante para a consolidação de qualquer canal pois permite que se tenha embasamento para garantir um plano cada vez mais assertivo.

Além disso, movimente sua página para gerar engajamento: sempre participe de fóruns ligados ao tema que você explora, responda comentários do seu canal e receba feedbacks do seu público.

Estude muito

Felizmente, quando queremos atingir a excelência, precisamos estudar. Por isso, insira em sua rotina de trabalho um tempo especial para estudar. Esteja atento a tendências e mudanças que podem acontecer tanto na plataforma que você usa, quanto no tema que você aborda.

Para que você possa gerar cada vez mais um conteúdo relevante, é importante que você se aprofunde e se especialize naquilo que diz. No final das contas, um conteúdo com valor agregado é o grande determinante do sucesso.

Porém, mais importante do que todas as dicas que demos, é lembrar que marketing de afiliados é falar do que ama, criar conexões com seu público e crescer com o que acredita. Caso você tenha esses objetivos sempre em mente, em 2017 você será verdadeiro um empreendedor digital!

2016 não foi assim tão ruim!

Leonardo diCaprio ganhou um Oscar

Nós que estamos cada vez piores.

Vou ser claro e direto, pois não temos muito tempo.
A culpa foi toda sua.

O ano não foi uma droga por causa do maldito planeta regente. Eu sei que a política esteve conturbada, houve crise e o Leonardo diCaprio ganhou um Oscar.
Mas não é essa a questão.

A questão é sempre como eu e você reagimos às eventualidades. Somos a geração que sonhou com a liberdade, mas que não aproveitou nem um pouco do livre-arbítrio que ganhamos.

Aquele ALT-Tab rápido que você costuma dar enquanto trabalha não é uma causalidade dos tempos modernos.
Você escolheu procrastinar e você escolheu não respeitar o seu próprio trabalho.
Você também escolheu ter alguns quilos a mais. É a decisão errada que tomamos em cada micro-pensamento ao sentirmos fome. Água ou refrigerante? Maçã ou barrinha de cereais?

Na nossa cabeça, sempre merecemos o que há de melhor e mais prazeroso.

Merecemos o Netflix de cada dia. Merecemos os grupos de Whatsapp. Merecemos o rodízio de pizza.
A escolha do prazer sempre vem à calhar quando deixamos de aceitar a nossa culpa pelas adversidades. Engana-se quem acha que o Golpe foi lá fora.

Todos os dias temos deixado de lado a nossa essência para dar lugar ao aceitável.
A conivência com a autodestruição se tornou uma epidemia.

Há muito tempo já perdemos o nosso próprio poder. Cortamos os investimentos nos nossos sonhos. Deixamos de acreditar nas nossas decisões. Matamos a previdência que cuidaria do nosso futuro.
Internamente sempre foi 2016.

Roubamos a cada dia um pouco mais dos cofres pessoais para benefício próprio e momentâneo. A escolha de um mundo melhor não começa nas urnas.

Ela vem de cada decisão cotidiana que tomamos.
O ano não foi ruim. Nós que estamos cada vez piores.

Facebook abre suas métricas :o

Novos conceitos e transparência fazem parte na nova postura do Facebook

Facebook abre suas métricas

Preocupado em passar ao mercado sua nova postura de abertura, acuracidade e transparência em relação ao seu real tráfego e suas métricas, o Facebook não só aprimorou alguns de seus critérios de mensuração, como os colocou abertos para acesso público em sua nova área para o trade chamada de Metrics FYI. Confira no link >> newsroom.fb.com/news/category/metrics-fyi/

Como escolher o melhor domínio para seu site?

Como escolher o melhor domínio para seu site

Não importa o estágio em que seu negócio está; um bom domínio pode ajudá-lo a ganhar visibilidade e atrair os clientes que você deseja. Conheça algumas boas práticas para escolher o melhor domínio para o seu negócio.

A criação de um novo negócio parte de um propósito, de um plano e da realização de escolhas que se tornam determinantes para o sucesso futuro.

Entre essas escolhas, estão a marca e, por consequência, o endereço no qual esse negócio estará presente online, ou seja, o seu domínio. O domínio tem grande influência na visibilidade de um negócio na web e, por isso, escolher o melhor disponível é essencial para atrair os clientes em potencial que você deseja.

Registrar um domínio significa garantir um endereço próprio online, mesmo que você não possua nem pretenda ter um site neste momento.

A partir da decisão do nome de seu negócio, qualquer momento é oportuno para você registrar o seu domínio. Considerando que as possibilidades de domínios disponíveis para registro estão cada vez mais limitadas (mais de 3,5 milhões de domínios com a extensão .com.br já estão registrados), o melhor cenário é você, inclusive, consultar a disponibilidade do domínio antes mesmo de definir o nome da sua marca e, caso não esteja disponível, buscar outro.

O registro requer um dos menores investimentos que você vai realizar (em comparação a fazer um site, por exemplo), porém trará importantes resultados. Com um domínio próprio, seu negócio pode ser encontrado através de pesquisas no Google, pode ter o acesso à sua página em uma rede social facilitado, permite a você ter emails personalizados, um blog, e ainda utilizar ferramentas de Automação de Marketing responsáveis por gerar leads e vendas.

Não importa o estágio em que seu negócio está; seja ele ainda apenas uma ideia ou uma empresa consolidada há muitos anos, acompanhe as dicas desse post para compreender  como escolher o melhor domínio, quais são as suas características e qual o impacto dessa decisão.

Na hora de buscar um domínio disponível

Todo domínio deve ser gerado a partir das mesmas premissas adotadas para geração de uma marca: significado, simplicidade e disponibilidade. Se você já possui uma marca, seu domínio preferencialmente deve ser a sua marca.

Por exemplo: se a sua marca é “Mercado Expresso”, prefira registrar o domínio “mercadoexpresso.com.br”. Como forma alternativa, você pode também registrar domínios que tenham relação com o seu produto, caso disponíveis, como por exemplo “cafeexpresso.com.br” e “cafecarioca.com.br”.

Na hora de buscar um domínio disponível, busque também a sua marca ou a expressão que deseja utilizar como domínio no Google e em pesquisas de redes sociais, para descobrir o que já aparece sobre o termo nos resultados de pesquisa.

Dessa forma, você pode eventualmente saber sobre outras empresas que possam estar utilizando a mesma marca (ou alguma grafia muito semelhante), bem como antecipar qual será a sua competição para esse o nas buscas. Um nome original tem maior impacto, além de evitar indisposições sobre propriedade intelectual e, quanto menor for a sua competição de início pelo termo da sua marca, mais rapidamente você vai conquistar as melhores posições nas buscas.

Pense na memorização e divulgação do domínio

As boas práticas que valem para a geração de nomes de negócios valem também para a escolha de domínios: fácil memorização, simplicidade para falar e digitar. Lembre-se de que você poderá divulgar seu domínio em muitos meios: seu cartão de visitas, a assinatura em seu email, um anúncio em uma revista, uma ligação telefônica, um canal de rádio ou televisão etc.

Mais simples ainda, você vai contar a seus amigos e familiares qual é o endereço de seu site para acessarem, não é mesmo? Pouco antes de confirmar o registro do domínio, faça um rápido exercício com conhecidos contando esse endereço a eles em um email, por telefone, ou em uma conversa. Houve dificuldades de entendimento ou memorização? Então teste outras opções.

Além disso, muitos de seus clientes acessarão seu site diretamente digitando o endereço no navegador, portanto ele deve ser simples de ser memorizado e digitado. Recomenda-se, por essa razão, que um domínio não tenha mais do que 15 caracteres. É o tamanho exato de nosso exemplo: “mercadoexpresso.com.br”.

Prevendo possíveis erros de digitação ou grafia, é desejável que domínios semelhantes ou com pequenos erros de digitação sejam registrados por você também, além de seu domínio principal. Seguindo o mesmo exemplo, seria interessante registrar também “mercadoespresso.com.br”, “mercadoexpreso.com.br”, “mercadoexpress.com.br”, e semelhantes.

Domínios gratuitos custam mais ao seu negócio do que você imagina

Existem opções gratuitas disponíveis para ter um endereço online ou criar as contas de email da sua empresa. Contudo, você deve estar ciente que, não registrando seu próprio domínio e criando suas contas de e-mail personalizadas, você está deixando espaço para que outro registre o domínio com a mesma marca que a sua, ficando assim menos protegido.

O mesmo vale para as contas de e-mail: se você utiliza um e-mail gratuito (Hotmail, Gmail, Yahoo, Live, entre outros), qualquer pessoa pode tentar se passar por alguém de sua empresa.

Além disso, há uma grande probabilidade de já haverem escolhido o nome que você deseja, e você terá que escolher um endereço grande, com outros números ou letras, dificultando a memorização. Um e-mail profissional (com seu próprio domínio) transmite profissionalismo e segurança.

O custo de um domínio parte de R$ 30,00 por ano de registro. Dessa forma, promover outra marca junto com a de sua empresa (como ocorre com emails @live, @yahoo, ou subdomínios gratuitos como “geanramos.wordpress.com”) só para economizar essa quantia pode sair muito mais caro do que você planeja. Além de melhorar a sua posição no Google, um domínio próprio passará muito mais seriedade e deixará seu negócio menos exposto a fraudes.

Extensões de domínio diferentes

Mais recentemente, surgiram extensões de domínio e de email alternativas ao tradicional “.com.br”. Além das extensões internacionais como o “.com”, hoje é possível registrar domínios com terminações genéricas como “.top”, “.site”, “.club”, “.online” e muitas outras. São mais de mil opções disponíveis.

Para o caso de nosso exemplo anterior, poderíamos registrar, além do domínio principal “.com.br”, ainda “mercadoexpresso.cafe”, ou “mercadoexpresso.delivery”, conforme a relevância de uma terminação como essas.

Tanto as terminações internacionais, como “.com” quanto as extensões genéricas podem ser registradas se você quer aumentar a segurança para que ninguém mais vá utilizar o nome que você escolheu para seu domínio, além de aumentar as chances de memorização ou mitigar erros de digitação de seus clientes.

O investimento no registro de domínios com essas extensões pode ser um pouco maior conforme a terminação escolhida, por isso, antes de sair registrando todas as disponíveis, decida o quanto está disposto a investir em prol de sua credibilidade e qual a relevância de cada variação que você pretende registrar.

Com essas dicas, esperamos que você possa escolher o melhor domínio para seu site, seja ele sobre o seu negócio, uma loja virtual ou um blog. Uma vez decidido e verificada a disponibilidade, escolha uma empresa confiável para registrar domínios, que possa auxiliar você na gestão de seu domínio principal e demais domínios que serão apontados para esse, na criação de suas contas de email, além de lhe dar suporte em configurações e na renovação.